pnl para perdoar

COMO PERDOAR ALGUÉM COM PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PNL

Antes de perdoar outra pessoa perdoe a si mesmo usando PNL para perdoar.

O que é o perdão?

O perdão é um ato volitivo onde o ofendido reconhece que o ato que o ofensor cometeu está trazendo resultados negativos para a sua vida, toma consciência que a mudança é possível e altera o significado do que foi feito de forma a não trazer mais efeitos negativos em sua vida. Quando alguém ofende uma pessoa ou faz algum mal a ela o ato já está consumado. Para mudar o significado do que ocorreu faz-se mister manter o estado de vigília e perceber que só depende de você mudar este significado do fato ocorrido, pesar os prós e contras de cada comportamento tomado. Quando você tem entendimento da Programação Neurilinguística – PNL, você consegue mudar o significado do fato ocorrido.

Para que serve o perdão?

Antes de um ato de vontade do ofendido para com o ofensor, o perdão é um ato de amor que o ofendido faz primeiro para consigo. É um ato onde o ofendido reconhece que a verdade do ofensor invadiu a sua própria verdade e causou problemas. Assim como todo ponto de vista é visto de um ponto o ofendido sente-se mal pelo que o ofensor o fez e guarda um sentimento que muitas vezes pode ser de revanchismo, mágoa, rancor, ódio, ressentimento ou outro sentimento que só o prejudica. Quando o ofendido percebe o mal que este sentimento o faz, ele pode optar pela possibilidade de guardar este sentimento ou de perdoar. Ao perdoar o ofendido vê-se livre para tocar sua vida e trilhar um novo recomeço.

Como funciona o perdão?

O perdão reduz o cortisol e aumenta a ocitocina, tira o foco do problema e drena este foco para a solução. O perdão libera mais compaixão para consigo e para com as pessoas com quem você convive.

Como a Programação Neurolinguística – PNL aborda o perdão?

A PNL estuda a excelência da comunicação humana que se materializa nos resultados. Tanto o perdão quanto o não perdão tem seus resultados que são colhidos por quem os pratica.

Ao perdoar você troca como que num swish um sentimento ruim que não te faz feliz por um sentimento de amor consigo e de esperança na superação. Você consegue ser uma pessoa melhor, gerar melhores resultados na tua vida e na das pessoas que convivem com você.

Qual é a origem do mal cometido pelo ofensor?

O mal do ofensor afeta o ofendido por meio do visual, auditivo ou cinestésico e daí ocasionam pensamentos que se associam a sentimentos no ofendido. Este ciclo se externaliza na comunicação externa e interna do ofendido, verbal e não verbal.

Caso o ofendido se proponha a ficar em estado de presença e questionar quais os efeitos positivos e negativos resultantes do mal que o ofensor o fez ele abrirá um leque de possibilidades e conseguirá optar por continuar com a reprise daquele mal dentro de si ou perdoar.

Os pressupostos da PNL auxiliam na confirmação do perdão de modo que o ofendido possa livrar-se de todo o mal absorvido pelo significado dado ao ato ofensivo que o ofensor cometeu. O entendimento dos pressupostos da PNL facilita o perdão e torna a vida mais lúcida.

A PNL mostra que se alguém já conseguiu transpor esta barreira do não perdão então eu e você, todos podemos alcançar o perdão também.

O perdão é acima de tudo um ato de amor por si mesmo, você não merece ruminar algo que só te faz mal. Você não merece reviver algo que foi ruim no passado e ainda traz consequências no presente. Perdoar-se em primeiro lugar por qualquer coisa que você tenha feito de forma a colaborar com este resultado negativo é um ato nobre, reconhecer que esta verdade que possivelmente tenha vindo a causar o mal foi aprendida de forma errada e que ela pode e merece ser modificada.

Enquanto você não transpor esta barreira o mal irá permanecer com você e as consequências desta ação podem ser sentidas nos teus comportamentos e resultados, na sua linguagem e na forma de interagir com o mundo.

Suas crenças, assim como você acredita que o mundo seja, estas verdades assim se concretizam na tua vida nos teus resultados. Se você quer resultados diferentes tenha comportamentos diferentes. Quebrar este ciclo vicioso de insucessos e fracassos resulta em uma vida mais livre e se refletirá nos teus resultados de vida.

Antes de guardar um sentimento negativo dentro de você questione-se se esta é sua única escolha, existem outras escolhas? existem outras possibilidades e como isto pode influenciar nos teus resultados. Ter uma escolha, ter uma opção é sempre melhor do que não ter escolhas, do que não ter opções.

Lembre-se que o significado que você dá as coisas é mais importante que as coisas que aconteceram com você. Se você quer uma vida melhor pratique o perdão todos os dias, aja diferente e os resultados serão diferentes. Mude tua comunicação para uma linguagem não violenta e os resultados virão.

Perceba que a tua verdade é somente tua, aquilo que você acredita é apenas aquilo que você acredita e ela nada tem a ver com a verdade dos fatos, perceba também que a tua verdade pode ser modificada a qualquer momento, basta você querer mudar este entendimento da situação. Só depende de você ensinar para tua mente novas estratégias para se sentir seguro, aceito, protegido e amado. Perceba que as pessoas fazem a melhor escolhas com as ferramentas e opções que elas dispõem em cada momento das suas vidas.

Observe que toda ação tem uma intenção positiva segundo as crenças e valores neurológicos da pessoa que executa a ação. Com este pressuposto o ofendido consegue perceber que o ofensor fez o que fez segundo seu sistema de crenças pessoal onde sua ação confirma o que está em sua mente, no seu modelo mental, nas suas crenças e na sua referência de certo/errado, de bom/mau. Sua ação é positiva no sentido de ser executada em conformidade com o que é considerado verdade para ele.

Teus resultados são condizentes com o que você espera ter da vida? você se considera uma pessoa mais feliz, mais realizada, com mais sucesso em tudo o que faz guardando consigo todo o mal que te fizeram? Se este comportamento de guardar consigo o mal que te fizeram traz resultados bons pra você e você se considera uma pessoa melhor quem sou eu para dizer que você está errado? Se teus resultados na vida com estes comportamentos não são o que você deseja para a tua vida então mude teus comportamentos que os resultados bons virão, porque não existem sucessos nem fracassos, erros nem acertos, tudo na vida é resultado dos teus comportamentos.

Quando você foca tua atenção no problema você não se abre para a solução, tua energia estará drenada para aquilo que você está focado. Se for o perdão você terá os resultados do perdão, se for o não perdão teus resultados serão os que o não perdão proporciona.

O não perdão te deixa preso ao passado revivendo tudo aquilo que te fez mal um dia e te faz beber deste veneno outra vez. O perdão te liberta para seguir a vida com uma nova perspectiva e sem amarras, sem peso nas costas e sem os entraves emocionais que o não perdão traz.

Todos temos um encontro marcado conosco, mas vivemos fugindo dele. Encontre-se consigo para teres paz mental. Todos nós já possuímos todos os recursos necessários de que precisamos ou podemos criá-los para perdoar e levar uma vida mais leve, a PNL deixa isso tudo mais claro.

PENSOU EM PNL? O IAS INSTITUTE ESTÁ TE ESPERANDO.

Se você deseja se desenvolver no âmbito pessoal e profissional, venha fazer a Mentoria + Formação Internacional em PNL na IAS INSTITUTE.

https://iasinstitute.com.br/formacoes-internacionais-pnl

Não perca mais tempo e venha já para o IAS INSTITUTE.

Ser um profissional de sucesso e ter uma vida transformada!

1 comentário em “pnl para perdoar”

  1. Pingback: COMO SUPERAR A MÁGOA E LIBERAR O PERDÃO COM O USO DA PNL - Tudo sobre PNL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *