SUPERAÇÃO DO MEDO DE DIRIGIR, CAUSADO POR UM SOFRIMENTO DE PERDA
Antes de contar como superar o medo de dirigir com a PNL, pra você que está tendo o primeiro contato comigo, eu tenho algumas palavras de apresentação que são necessárias.
Em julho de 2014 eu vivenciei o pior momento da minha vida. Meu único filho sofreu um acidente de moto, ficando gravemente ferido. Após doze dias na UTI, ele foi a óbito e partiu dessa terra aos 20 anos de idade.
A dor da perda de um ente querido é sempre algo muito traumático, mas a dor da perda de um filho é verdadeiramente avassaladora. Ela talvez seja a pior perda que nós seres humanos, podemos vivenciar em nossa vida. O relacionamento simbiótico entre mãe e filho é algo diferente de tudo. Talvez eu não consiga encontrar uma explicação ou compreensão sobre tal acontecimento nesse mundo físico, mas uma coisa é certa, a perda do meu filho alterou minha vida para sempre.
A sensação é a de que nunca mais eu conseguiria ir em frente, que a vida, de fato, tinha acabado pra mim.
As noites eu passava acordada, pois não conseguia pegar no sono. Após uma noite insone, eu levantava de manhã para mais um dia de escuridão, para um vazio que pareceria que nunca mais iria ser preenchido. A morte produziu uma série de desordens emocionais que acompanhou um forte sentimento de solidão, dor física e emocional, tristeza, ansiedade, insônia, medos e muitos outros sentimentos.
Fazem sete anos que ocorreu essa fatalidade. Eu continuei aqui, então reaprendi e estou reaprendendo diariamente a lidar com esses sofrimentos. Claro que precisei de ajuda profissional de médicos e psicólogos, eu me autoajudava com meditações que realizava na minha casa, nos momentos disponíveis. Com o passar dos anos percebi uma melhora no sono, redução da irritabilidade e comecei tomar consciência dos meus sentimentos e comecei ter uma melhora também no corpo físico, inclusive com desaparecimento de dores que nenhum médico descobriu a causa.
Assim, eu ampliei as práticas de meditação e contemplação, buscando o autodesenvolvimento e cada dia eu me sentia melhor. Comecei apreciar cada momento, cada lugar, os sons ao redor, e fazer desses momentos uma cura para meu corpo físico, emocional, mental e espiritual.
Mas uma situação ficou muito presente na minha vida. O medo de dirigir. Sim, parece uma bobeira eu dizer isso, mas é a verdade. Eu adorava dirigir, tinha prazer em pegar o carro, principalmente, em rodovias. Mas após o acidente do meu filho, que pilotava uma moto, eu passei a ter um medo extremo quando uma moto passava por mim, mesmo estando no banco do carona. Era tão forte que eu levava muito susto a ponto de “dar um pulo” dentro do carro. Assim, foi por longo tempo, ou seja, quase sete anos.
Como tudo isso mudou? Como eu superei o medo de dirigir causado pelo sofrimento da perda do meu filho? Foi em julho de 2021, quando conheci a PNL através do Isaac Santos. Adquiri seu curso de Formação Internacional em PNL do básico ao avançado e a Formação Master.
Aprendi através da PNL que o corpo é muito sensível a milhares de emoções que percorriam a minha mente. Meu corpo detectava pensamentos muito rapidamente, do medo de moto, antes mesmo de eu pudesse registrar de forma consciente. E assim, eu reagia como se fosse uma realidade concreta. Ficou gravado na minha mente que moto mata, pois matou meu filho.
Além do meu corpo reagir ao que minha mente estava pensando, ele também alimentava o meu cérebro de informações emocionais, me levando ao medo e à preocupação, assim, cinestesicamente eu reagia com um susto, e meu corpo pulava na poltrona do carro no momento que passava uma moto.
O Metamodelo é o princípio básico da PNL, ou seja, “O mapa não é o território”. Este pressuposto da PNL diz-nos que o modelo que criamos do mundo à nossa volta, através dos nossos sentidos e linguagem, não corresponde à realidade do mundo. Este modelo corresponde a uma representação particular e parcial que cada um de nós faz desta realidade. No pressuposto “A sua verdade é apenas a sua verdade e nunca a verdade absoluta”, percebi que essa situação foi criada por mim mesmo, e eu poderia muda-la, até porque eu adorava dirigir e não assustava com motos anteriormente. E que “Existe uma intenção positiva em toda ação humana”.
Assim, eu decidi reprogramar minha mente, pois o meu mapa é a minha forma de acreditar, de enxergar o mundo. Esse é um pilar da reprogramação mental da PNL que utilizei – “O mapa não é o território”. Passei a repetir para mim mesmo que eu tenho prazer em dirigir, que tenho confiança e sou boa motorista.
Me auto apliquei o Metamodelo. Visualizei, ouvi e cinestesicamente senti as emoções de segurança e prazer em dirigir da forma que eu dirigia antes desse acontecimento. No início pensava que aquelas motos faziam parte do trânsito normal e comecei a sentir mais e mais segurança, e com o tempo, nem percebia mais os barulhos e movimentos de motos. Esse foi um resultado incrível, pois acabou com o susto que eu tinha quando uma moto passava, e a sensação de medo sumiu.
Através da PNL eu encontrei uma maneira de superar o medo de dirigir causado por um sofrimento de perda, ou seja, superei este bloqueio mental, mudando à minha maneira de pensar e agir diante desse problema. A partir da criação de sensações e emoções novas, foi possível reprogramar o meu cérebro para eliminar o meu medo de dirigir devido a insegurança no trânsito ao passar por motos, perder o medo e recuperar a minha autoconfiança.
Miriam Monteiro

PENSOU EM PNL? O IAS INSTITUTE ESTÁ TE ESPERANDO.
Se você deseja se desenvolver no âmbito pessoal e profissional, venha fazer a Mentoria + Formação Internacional em PNL na IAS INSTITUTE.

Não perca mais tempo e venha já para o IAS INSTITUTE.
Ser um profissional de sucesso e ter uma vida transformada!
Great content! Keep up the good work!