O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO – 4 benefícios práticos dos pressupostos da pnl

Pressupostos

O Mapa não é o Território é um dos pressupostos da PNL mais conhecidos.

Nesse artigo eu vou te ensinar o que significa isso e a os 4 benefícios de viver isso de forma prática. O Mapa não é o Território significa que, todo ser humano tem, através dos seus filtros mentais, suas próprias verdades que nunca são idênticas a realidade externa da mente humana.

Você já utilizou, alguma vez na sua vida, um aplicativo de mapa para se deslocar de um endereço para outro? Se sim, por mais semelhante que o mapa seja da realidade (território) você notou que existe alguns detalhes diferentes?

Não sei se já aconteceu com você, mas uma certa feita eu utilizei um desses aplicativos de mapa e o aplicativo me sugeriu passar por uma rua que tinha um buraco enorme! Era impossível passar por aquela rua devido ao buraco!

Os Pressupostos da PNL são importantes para você entender toda lógica do processamento inconsciente da mente. O MAPA não é o TERRITÓRIO significa, de forma bem resumida e prática, que a sua verdade (mapa) é sua, apenas sua e ela não é a verdade absoluta (território). Significa que a sua verdade, a sua interpretação da realidade é uma equação, um resultado da realidade (território) com os seus filtros mentais.

Certa feita, eu estava ministrando um curso de formação PRACTITIONER em PNL. A turma estava lotada e eu estava justamente falando sobre os pressupostos da PNL. Perguntei a cinco alunos que estavam sentados, todos próximos uns dos outros, no primeiro mesão:

“Como está a temperatura da sala? Vocês tem 2 minutos para escrever sobre isso, por favor não compartilhem suas respostas.”

Perguntei para outro grupo de 5 alunos que estão sentados na última mesa:

“Como está o dia lá fora? Vocês tem 2 minutos para escrever sobre isso, por favor não compartilhem suas respostas.”

Por fim, perguntei para os demais alunos:

“O que você está achando desse curso até agora? Vocês tem 2 minutos para escrever, por favor não compartilhem suas respostas”

Passado os 2 minutos, pedi que as pessoas se levantassem e lessem o que escreveram. Quase todas escrevam coisas diferentes! Sobre a temperatura, teve aluno que disse que estava muito frio, outro disse que estava congelando, outro disse que estava um pouco frio e teve quem dissesse que estava boa a temperatura.

Sobre o dia lá fora, teve aluno que falou que estava lindo, outro disse que estava quente demais, outro disse que estava um calor horrível e por aí vai.

Sobre o curso também obtivemos respostas diversas! Teve quem escreveu “bom”, “maravilhoso”, “melhor curso que fiz na minha vida”, “libertador”, “divisor de águas”, “interessante”, “confuso”, etc.

Você concorda que a temperatura, o dia lá fora e o curso são coisas reais (territórios)? Percebe que cada pessoa teve uma percepção (mapa) diferente da realidade? Você precisa entender algo muito importante se realmente quiser evoluir na profundidade da PNL:

“O seu MAPA é apenas o seu MAPA. A sua verdade é apenas a sua verdade. Você, nem ninguém, é o dono da verdade (território)”

Qual a importância de entender esse padrão de pensamento? Bem, aqui estão os 4 benefícios de entender os Pressupostos da PNL (em especial, O Mapa não é o Território):

1. Respeitar mais as pessoas! Sim, quando você entende que não é o dono da verdade (território) e que sua verdade é apenas sua (mapa), você passa a entender que o próximo também tem a verdade dele (mapa) e provavelmente ele não entende esse padrão de pensamento, e por não entender, ele acredita ter razão, ele acredita que a verdade dele (mapa) é a verdade absoluta (território). Entender esse pressuposto e viver nesse mindset (padrão de pensamento) faz você entender porque o próximo busca tanto ter razão! Isso te ajuda a não buscar ter razão e sim resultado;

2. Fazer uma leitura melhor do próximo. Através desse padrão, você entende porque pessoas são amargas, são pessimistas, são tristes, tem medos, etc. Você entende que elas enxergam o mundo através de suas verdades. Elas (geralmente) não entendem de PNL e por isso acreditam que o mundo é daquele jeito pelo simples fato de enxergarem (mapa) daquele jeito;

3. Ter mais flexibilidade, perdoar e amar mais. Para mim esse é o maior aprendizado desse pressuposto. Ora, se eu entendo de forma profunda que a minha verdade (mapa) é apenas minha e que ela não é a verdade absoluta (território) eu me abro para mudar de opinião.

Eu me abro, sem muita defesa e julgamento, para ouvir o próximo e entender o mapa dele. Se esse mapa for positivo e congruente com meus valores , eu tenho a opção de juntar esse mapa ao meu ou até substituir o meu mapa por um melhor. Se for negativo ou incongruente com meus valores, eu consigo, sem julgamento, amar mais e perdoar o próximo pelas condutas negativas e/ou divergentes.

Quando eu entendo que o meu próximo não tem esse conhecimento e está “preso” dentro das suas verdades, verdades que muitas vezes geram resultados negativos para ele mesmo e para quem está próximo dele, eu consigo perdoá-lo e amá-lo mais! Eu consigo facilmente entender o porque dele agir daquele jeito.

4. Ajuda na obtenção de resultado na aplicações de diversas ferramentas de PNL. Todas as Ferramentas Práticas de PNL tem como base os pressupostos da PNL e, dentre os pressupostos da PNL, o mapa não é o território, é sem dúvidas um dos pressupostos mais importantes.

Bem, então é isso! Deixa o seu comentário ou feedback! Compartilha esse artigo com pessoas que você ama!

Até a próxima!

Isaac Santos

Trainer Internacional em PNL

Marcações:

2 comentários em “O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO – 4 benefícios práticos dos pressupostos da pnl”

  1. Pingback: COMO SUPERAR A MÁGOA E LIBERAR O PERDÃO COM O USO DA PNL - Tudo sobre PNL

  2. Pingback: COMO SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR COM A PNL - Tudo sobre PNL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *